Duas semanas se passaram desde a nossa chegada. Como dizem que as primeiras impressões são as que ficam, este post é para compartilhar o que percebemos até agora.
Cidade: como ja havíamos visitado a cidade anteriormente, sabíamos que era muito bonita e que apesar de ser relativamente pequena tinha muitas opções de lazer. A chegada no meio do inverno nos deixou muito animados já que finalmente poderíamos ver neve de verdade e aquelas paisagens lindas antes vistas em filmes e fotos - amazing!!
Povo: As pessoas daqui tem alguns costumes um tanto engraçados: assoam o nariz com a maior forca possível mesmo estando ao seu lado, param na sinaleira de pedestres mesmo quando não é possível avistar nenhum carro, fazem caminhadas e passeios com seus filhos não importa se estiver nevando ou com temperatura congelante. Ah, existem muitos ciclistas na cidade, e o legal é que eles podem entrar nos trens e ônibus com suas bicicletas, além de existirem faixas para ciclistas na maioria das ruas da cidade. Os cachorros daqui não latem (será que cortaram a língua deles?) e podem ser vistos em shoppings, supermercados, restaurantes,etc.
Comida: Carne de porco e batata parecem ser os principais ingredientes dos pratos austríacos. Os supermercados oferecem uma variedade bastante grande, e acho que não será problema pra gente (ainda não achamos o feijão, mas ainda bem que a mãe mandou 4 kg). Os preços dos alimentos variam muito em relação ao Brasil, por exemplo, vimos o quilo de filé de gado a EUR44 em um supermercado (mais de R$100!), e uma garrafa de 500ml de cerveja de trigo (weissebier) a EUR0,49 - acho que é por isso que aqui o pessoal bebe pra caramba e a cerveja tem status de alimento. O curioso também é que muitos cidadãos de Salzburgo vão até a cidade vizinha na Alemanha para fazer as compras do mês, onde dizem que os preços são de 10 a 20% mais baratos (temos que conferir).
Trânsito: quem diria que uma cidade européia de 150 mil habitantes tem congestionamento? Hoje ficamos pelo menos uns 30 minutos trancados próximo ao centro da cidade. Carros de polícia e ambulância com suas sirenes costurando as ruas estreitas desta cidade imaginamos que algo mais sério tenha ocorrido. Na realidade parece ser algo fora do comum pelo que temos percebido do trânsito e tranquilidade desta cidade.
Transporte público: porque o Brasil não copia o sistema de ônibus daqui? Existe um site onde é possível colocar a rua de origem e de destino obtendo-se todas as rotas disponíveis, o tempo total da viagem e os horários exatos - precisão britânica!! Se chegar 1 ou 2 minutos antes, o ônibus fica aguardando para sair no horário correto. Além disso os pontos tem um painel luminoso com os horários de chegada das linhas que ali passam, um mapa com o trajeto e nome de cada ponto (o sistema de áudio do ônibus anuncia com antecedência o próximo ponto).
De fato as primeiras impressões são boas, agora resta aguardar para conhecer mais a fundo este país e sua cultura.
Oi queridos!!!
ResponderExcluirQue bacana esse blog, sempre que der darei uma espiadinha no que anda acontecendo por aí!!
Meu, acho que enlouqueceria com cachorros por toda a parte, mesmo não latindo, eles ainda podem morder..hahaha
E que sonho de transporte público!!! O daqui me deixa maluca!!
Grande abraço e que Deus os abençoe muito nesse tempo aí!