domingo, 29 de janeiro de 2012

Primeiras impressões

Duas semanas se passaram desde a nossa chegada. Como dizem que as primeiras impressões são as que ficam, este post é para compartilhar o que percebemos até agora.

Cidade: como ja havíamos visitado a cidade anteriormente, sabíamos que era muito bonita e que apesar de ser relativamente pequena tinha muitas opções de lazer. A chegada no meio do inverno nos deixou muito animados já que finalmente poderíamos ver neve de verdade e aquelas paisagens lindas antes vistas em filmes e fotos - amazing!!

Povo: As pessoas daqui tem alguns costumes um tanto engraçados: assoam o nariz com a maior forca possível mesmo estando ao seu lado, param na sinaleira de pedestres mesmo quando não é possível avistar nenhum carro, fazem caminhadas e passeios com seus filhos não importa se estiver nevando ou com temperatura congelante. Ah, existem muitos ciclistas na cidade, e o legal é que eles podem entrar nos trens e ônibus com suas bicicletas, além de existirem faixas para ciclistas na maioria das ruas da cidade. Os cachorros daqui não latem (será que cortaram a língua deles?) e podem ser vistos em shoppings, supermercados, restaurantes,etc.

Comida: Carne de porco e batata parecem ser os principais ingredientes dos pratos austríacos. Os supermercados oferecem uma variedade bastante grande, e acho que não será problema pra gente (ainda não achamos o feijão, mas ainda bem que a mãe mandou 4 kg). Os preços dos alimentos variam muito em relação ao Brasil, por exemplo, vimos o quilo de filé de gado a EUR44 em um supermercado (mais de R$100!), e uma garrafa de 500ml de cerveja de trigo (weissebier) a EUR0,49 - acho que é por isso que aqui o pessoal bebe pra caramba e a cerveja tem status de alimento. O curioso também é que muitos cidadãos de Salzburgo vão até a cidade vizinha na Alemanha para fazer as compras do mês, onde dizem que os preços são de 10 a 20% mais baratos (temos que conferir).

Trânsito: quem diria que uma cidade européia de 150 mil habitantes tem congestionamento? Hoje ficamos pelo menos uns 30 minutos trancados próximo ao centro da cidade. Carros de polícia e ambulância com suas sirenes costurando as ruas estreitas desta cidade imaginamos que algo mais sério tenha ocorrido. Na realidade parece ser algo fora do comum pelo que temos percebido do trânsito e tranquilidade desta cidade.

Transporte público: porque o Brasil não copia o sistema de ônibus daqui? Existe um site onde é possível colocar a rua de origem e de destino obtendo-se todas as rotas disponíveis, o tempo total da viagem e os horários exatos - precisão britânica!! Se chegar 1 ou 2 minutos antes, o ônibus fica aguardando para sair no horário correto. Além disso os pontos tem um painel luminoso com os horários de chegada das linhas que ali passam, um mapa com o trajeto e nome de cada ponto (o sistema de áudio do ônibus anuncia com antecedência o próximo ponto).

De fato as primeiras impressões são boas, agora resta aguardar para conhecer mais a fundo este país e sua cultura.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Chegada no velho mundo


Entrar na Europa sem passagem de volta estava me deixandopreocupada, mas nada como um marido com passaporte Italiano! Foi bem tranqüilo, na verdade, não trocaram uma palavra conosco.

A primeira impressão de Salzburgo aparece quando entramos no avião que sai de Frankfurt em direção à cidade do Mozart. Durante o período de embarque e desembarque a companhia aérea coloca música clássica como som ambiente! Além disso, ninguém fala no avião. É possível ouvir as pessoas folheando as páginas das revistas! (contraste com o nosso vôo de Porto Alegre para Guarulhos, um grupo de nordestinos estava voltando para casa... Imagina o “silêncio”)

Pegamos as malas (todas as quatro malas de 32 Kg chegaram!) e na hora de sair do aeroporto para pegar o carro veio o choque térmico... -1°C!! Saímos do “Rio 40°C” e chegamos aqui neste frio (e sem neve, ou seja, decepção para os brasileiros).

A neve veio dois dias depois e no primeiro fim de semana tivemos oportunidade ver muito mais neve e de conhecer algumas cidades ao redor de Salzburg: Fuschl Am See, St. Gilgen e St. Wolfgang. Tudo muito lindo, parecendo cidade cinematográfica de filmes antigos - tanta neve e o céu nublado fazem com que a paisagem pareça estar em preto e branco.

Difícil mesmo foi conseguir ficar fora do carro mais de 3 minutos, muito frio! Logo teremos sapatos e casacos apropriados e aí acho que ficará mais fácil.

Salzburg
Fuschl Am See

St. Gilgen

St. Gilgen

St. Wolfgang


Willkommen in Österreich


Depois de alguns anos de expectativa para viver um momento como esse, finalmente chegou a nossa hora! Chegamos “no velho mundo”, e com esse blog queremos registrar experiências e momentos vividos por aqui!


Willkommen in Österreich!! A Áustria é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central, e faz fronteira com 8 países (Alemanha, Suíça, Itália, Eslovênia, República Checa, Eslováquia, Hungria e Liechtenstein). O território da Áustria de 83 872 quilômetros quadrados equivale ao tamanho do estado de Santa Catarina, que ainda é um pouco maior. Mesmo sendo pequena em comparação as dimensões continentais do Brasil, este país tem muito a oferecer. Alem de belas paisagens naturais dos Alpes, lagos e vales, a Áustria possui uma grande riqueza cultural com museus, teatros, concertos, bares e restaurantes. A língua oficial do país é o alemão, e nós ainda temos esperança de um dia aprender!


A cidade de Salzburgo fica numa região privilegiada da Áustria, rodeada por vários lagos e charmosos vales. A cidade com pouco mais de 150 mil habitantes tem fortes medievais, abadias, museus, palácios e igrejas, mas é mais conhecida por ser a terra natal do genial compositor Wolfgang Amadeus Mozart, e na atualidade também lembrada por ser a sede da Red Bull.